Quarta, 14 de Abril de 2021
Milton Brandão Aedes Aegypti

Índice de infestação predial de Aedes Aegypti chega 7.7 (alto Risco)

Município já realizou a pesquisa e tratamento como estratégia de reduzir esse número.

22/03/2021 11h34 Atualizada há 3 semanas
119
Por: Redação Fonte: Coordenação de Endemias
Agnelo Barros - Coordenador de Endemias
Agnelo Barros - Coordenador de Endemias

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, através da Coordenação de Endemias, forneceu dados do LIRA (Levantamento de índice Rápido do Aedes Aegypti). 

O trabalho de pesquisa e tratamento foi realizado no período de 01 a 18 de março, em Milton Brandão, São Gonçalo e Açude. 

Conforme informações da Coordenação de Endemias, foram programadas 223 casas e trabalhadas 261. 

Agnelo Barros, Coordenador de Endemias no Município, disse que o índice é preocupante, por estar em 7.7 de infestação predial, o que é classificado de alto risco. Já prevendo ter um índice alto, foi realizado logo tratamento após a pesquisa, como estratégia para reduzir esse índice. Não basta só o município fazer sua parte se a população não fazer a sua e aí está a prova, infelizmente. “Há poucos dias o município realizou mutirão na cidade e no São Gonçalo, recolhendo os lixos, principalmente os que acumulam água. O município não tem a atribuição de limpar quintal de ninguém para não deixar esse lixo que acumula água possa se transformar em criadouros do mosquito Aedes Aegypti, quem tem que fazer a limpeza dos quintais de suas casas são os moradores. Agora além da Dengue que é uma das doenças perigosas transmitidas pelo mosquito, que mata também a Covid-19, o que aumenta a preocupação nossa”. Disse Agnelo Barros. 

Agnelo Barros, disse, que irá solicitar da SESAPI, o produto que é usado para realização dos bloqueios, nos casos de manifestações dos sintomas de Dengue, que as pessoas apresentarem, ou até mesmo o carro fumacê.   

Agnelo Barros, disse que em Milton Brandão, é feito os exames de larvas para saber se é do mosquito Aedes Aegypti, Barbeiros, para saber se estão infectados com o Trypanosoma  Cruzi e nos mosquitos Anofelinos, transmissor da Malária. 

Com esse objetivo, foi montado um laboratório e contratado um profissional com conhecimento específico. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prefeitura Municipal de Milton Brandão
Sobre Prefeitura Municipal de Milton Brandão
Prefeitura Municipal de Milton Brandão
Pedro II - PI
Atualizado às 18h00 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

35° Sensação
8.1 km/h Vento
69.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias