Quarta, 14 de Abril de 2021
Pedro II Água

Sindicato dos Trabalhadore(a)s Rurais participa de Ato Alusivo ao Dia Mundial da Água

Diversas instituições participaram do evento.

22/03/2021 14h36 Atualizada há 3 semanas
114
Por: Redação Fonte: STTR-Pedro II
Dia Mundial da Água
Dia Mundial da Água

O Sindicato dos Trabalhadore(a)s Rurais de Pedro II, participou na manhã desta terça-feira (22), por meio do Secretário de Políticas Agrária e Meio Ambiente, Sidney Soares, do Ato Alusivo, pela passagem do Dia Internacional da Água, 22 de março. 

O evento teve como lema “Água, Saúde e Vida, Cuidar da Água É Alimentar o Mundo”. Como objetivo discutir sobre a importância da água para a segurança hídrica e alimentar definindo as estratégias para o fortalecimento das ações da base sindical em defesa das políticas públicas de acesso a água.

O Dia Mundial da Água foi instituido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993, objetivando conscientizar a população da importância de cuidar da água. Naquele ano, a ONU estabeleceu o dia 22 de março como data para a conscientização em torno do uso racional da água e de sua importância.

O encontro teve a coordenação da Secretária de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semiárido da entidade, Maria Betânia e contou com a participação da Diretoria Ampliada da Federação, Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais e a Secretária de Meio Ambiente, Rosmarí Malheiros, Assessor da Regional Nordeste da Confederação, Gilberto Silva, dezenas de dirigentes sindicais e representantes de várias entidades.  

Durante a ação houve debates sobre a importância da Agricultura Familiar na preservação da água e as tecnologias sociais de captação e uso racional da água para o consumo humano e produção de alimentos: experiências da ASA no âmbito dos programas, P1MC, P1+2, cisternas nas escolas (Maitê Moronhos - assessoria da Articulação Semiárido da ASA). A situação atual das águas no mundo, no Brasil e Piauí: desperdícios, contaminação, privatização/mercantilização, legislação atual, Comitê de Bacias Hidrográficas (Profº. Marcelo Amorim – Instituto de Água e Esgotos do Piauí).

A demanda pelo uso de água no Brasil é crescente. Segundo o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), nas últimas duas décadas consumo foi ampliado cerca de 80%.

Ter acesso à água limpa e abundante é essencial para combater a pobreza, garantir saúde íntegra e vida digna, sustentar o crescimento econômico e um meio ambiente equilibrado.

O correto uso da água, um recurso que há pouco tempo parecia inesgotável, hoje exige desafios em todo o mundo. Para o enfrentamento desse desafio, uma série de estudos desenvolvidos nos últimos anos, tem demonstrado que comunidades de agricultores familiares possuem lógicas próprias de relação com a natureza. Tendo os próprios manejos comunitários das águas realizados por agricultores familiares, a relação entre disponibilidade de água, produção de alimentos e alternativas familiares na escassez.

É nesse sentido que a agricultura familiar vem aprofundando o debate e a proposição de políticas públicas que visem o uso racional da água na produção de alimentos, com a inserção de novas tecnologias e práticas sustentáveis, como é o exemplo do gotejamento, do aproveitamento das águas das chuvas, a diversificação de culturas como forma de evitar a erosão do solo.

A Presidenta da FETAG-PI e Deputada Estadual (PCdoB), agradeceu a participação das secretárias da CONTAG, parceiros, coordenadoras/es de polos e dezenas de dirigentes sindicais que estiveram no encontro.

“Portanto, refletir sobre formas de apropriação e gestão da água implica em pensar uma gerência integrada dos recursos hídricos, mas, principalmente, implica em conhecer os diversos modos de administrar esses recursos, assim como, as diferentes culturas de lidar com a água. Importante valorizar as boas práticas de manejo da água tais como: (armazenar água de chuva formando estoque de reserva para o período seco; manutenção das matas ciliares; a preservação das nascentes; o reuso da água, dentro outros)”, relatou Maria Betânia.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II Piauí
Sobre Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II Piauí
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II Piauí
Pedro II - PI
Atualizado às 16h00 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

32° Sensação
13.6 km/h Vento
45% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias