Quarta, 14 de Abril de 2021
Saúde Exames

Laboratório dá autonomia e celeridade nos resultados dos exames em vetores

O laborário examina, Aedes, Anofelino e Barbeiro

26/03/2021 07h23 Atualizada há 3 semanas
111
Por: Redação Fonte: Coordenação de Endemias
Laborário de Endemias
Laborário de Endemias

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, por meio da Coordenação Municipal de Endemias, montou o seu próprio laboratório para examinar Barbeiros e as larvas dos Mosquitos Aedes Aegypti e Anofelinos. 

Além da estruturação, foi contratado um profissional para a realização dos exames, cujo objetivo de ter uma real situação epidemiológica no município com relação as doenças que são transmitidas por esses vetores. 

Segundo o Coordenador de Endemias, Agnelo Barros, a região é uma região endêmica, ou seja, tem todas as condições de habitat, para o Barbeiro, que é o transmissor da Doença de Chagas, por meio do trypanosoma Cruzi, que com frequência é encontrado no intra ou peri domicílio, o que é preciso fazer o exame para saber se o mesmo está ou não infectado. Em caso de está positivo é feito a borrifação na área em que o mesmo foi encontrado e a família que mora no local é encaminhada para realização de exames específicos em Teresina. Em caso de uma das pessoas estiver infectada, será acompanhada e passará a usar os medicamentos para o tratamento. 

No caso o Mosquito Anofelino, que é o transmissor da Malária, tem na região, só que por ele não estar infectado, por não ter nenhuma pessoa com a Malária aqui na região, eles não têm como se infectar, se a pessoa for picada não tem problema porque o mosquito está negativo. Por isso qualquer pessoa que venha de área malárica para o município de Milton Brandão é preciso termos conhecimento, porque de repente ele pode está com a Malária, se um mosquito picar se infecta e começa uma cadeia de transmissão, se não for tomado as precauções de imediato. 

Já as larvas encontradas do Mosquito Aedes Aegypti são muito parecidas com as do pernilongo, por isso tem a necessidade de examinar para se ter um raio X da real situação dos índices de infestação predial, para ser trabalho e reduzir o máximo possível para evitar que apareçam os casos das doenças que são oriundas do Ades. “Um laboratório esse que está instalado aqui na Coordenação de Endemias é muito importante, por trazer agilidade nos resultados. Se fosse para depender de outros laboratórios para realizar esses exames era muito moroso o trabalho, perdíamos muito termo. Aqui o Prefeito Evangelista Resende, nos toda condição para realizarmos esse trabalho, assim como os demais que são realizados pelo nosso setor”. Disse Agnelo Barros.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prefeitura Municipal de Milton Brandão
Sobre Prefeitura Municipal de Milton Brandão
Prefeitura Municipal de Milton Brandão
Pedro II - PI
Atualizado às 18h00 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

35° Sensação
8.1 km/h Vento
69.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias