Quarta, 14 de Abril de 2021
Milton Brandão Covid-19

Centro de Atendimento a Covid-19 já atendeu quase 800 pessoas

Três meses de instalada o Centro de Atendimento a Covid-19, presta um relevante serviço para as pessoas que buscam atendimentos.

05/04/2021 20h24 Atualizada há 1 semana
170
Por: Redação Fonte: Secretaria de Saúde
Enfermeiro Rafael Barroso e equipe em atendimento
Enfermeiro Rafael Barroso e equipe em atendimento

 A Prefeitura Municipal de Milton Brandão, por meio da Secretaria de Saúde, já na gestão do Prefeito Evangelista Resende, deu como uma das prioridades a implantação do Centro de Atendimento ao Covid-19. 

De janeiro até o momento já foram atendidas aproximadamente 747 pessoas com sintomas gripais ou semelhantes ao da Covid-19. Desse total, 599 pessoas testaram negativo, apenas 169 pessoas testaram positivo. Dessa quantidade de pessoas, 149 já receberam alta e tem 17 em tratamento domiciliar e 3 pessoas idosas e que possuíam comorbidades, não resistiram as complicações do novo Corona Vírus e vieram a óbitos.

Segundo o Enfermeiro Rafael Barroso, o Centro de Atendimento a Covid, funciona de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h e conta com um quadro de profissionais com 05 enfermeiros e uma técnica de enfermagem. 

Rafael Barroso, também acrescenta que é muito importante a pessoa comparecer ao Centro de Atendimento a Covid-19 ao apresentar os sintomas e no sétimo dia, a pessoa passa pelo teste rápido de sangue para comprovar se está ou não com a doença. Nos casos que a pessoa testa positivo, a pessoa é orientada e acompanhada durante todo o tratamento com a medicação que é fornecida pela Secretaria de Saúde, conforme protocolo do Ministério da Saúde. 

O tratamento que as pessoas que estão com a Covid-19 recebem, tem tido boa resposta de cura e quase não apresenta sintomas, mas forte da doença, porque o tratamento já começa na faze 01 ou dois da doença evitando o comprometimento dos pulmões, que é o preocupante por necessitar de internação hospitalar e as vezes até intubação. 

Além da assistência que as pessoas que estão com suspeitas de estarem infectadas recebem no Centro de Atendimento a Covid-19, a Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Segurança, vem trabalhando medidas educativas e preventivas no enfrentamento da pandemia, em parceria com a população que tem sido muito compreensiva em colaborar para evitar que o município tenha pico de casos da doença.  

No feriadão da semana santa, o município antecipou o feriado de 12 de dezembro para 31 de março, quarta-feira, para ampliar o recesso até domingo (04). Comércios e instituições fecharam quarta (31) ao meio dia e retornaram só na segunda (05).  Foram montadas duas barreiras com informações dos cuidados para evitar as pessoas contraírem a Covid-19, nos principais acessos de entrada e saída do município, com rotas na cidade e nas principais comunidades rurais, pela Polícia Militar e Guarda Civil.  

O trabalho foi muito bem organizado e executado pelas duas equipes da Secretarias de saúde, Vigilância Sanitária, tendo o suporte de apoio das Secretarias de Transportes, Segurança, Polícia Militar e Guarda Municipal, cumprindo assim o seu objetivo de forma eficiente. 

Antes do feriadão, o município por meio da Coordenação de Endemias, realizou a desinfecção nos estabelecimentos público e comerciais, para proporcionar maior segurança as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos, assim como as pessoas que vão a esses locais para tratarem de assuntos do seu interesse.

O município tem se dedicado em realizar a vacinação das pessoas contra o novo Corona Vírus, de acordo o cronograma do Ministério da Saúde. Os idosos acamados ou não tem como se deslocar até o local de vacinação a equipe está indo nas residências das pessoas seja na cidade ou nas comunidades rurais para fazer a vacinação.

Para o Enfermeiro Rafael Barroso, o município tem feito com seriedade e compromisso o seu dever de casa e isso tem contribuído para que o município não esteja enfrentando pico de novos casos da doença. “Milton Brandão tem levado essa pandemia a sério e isso podemos comprovar por meio de diversas medidas, estratégias que tem sido realizadas para conter o novo Corona Vírus, que tem aumentado os casos no Brasil, no Piauí e aqui em Milton Brandão, com a colaboração da população e o trabalho dessas ações do município, temos tido poucos casos, mas não podemos relaxar, temos que continuar usando máscaras, manter distanciamento, evitar aglomerações, usar sempre álcool gel e ficar em casa, só sair em caso de necessidade. Pontuou Rafael Barroso.   

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pedro II - PI
Atualizado às 16h00 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

32° Sensação
13.6 km/h Vento
45% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias