Quarta, 20 de Outubro de 2021
Milton Brandão Apicultura

Município marca o dia do apicultor com proposta para potencializar a cadeia produtiva do mel e derivados

A reunião aconteceu na sexta (21) com os meleiros da região da Lagoa do Mato.

22/05/2021 11h53 Atualizada há 5 meses
493
Por: Redação Fonte: Secretaria de Agricultura
Reunião com os meleiros da Lagoa do Mato
Reunião com os meleiros da Lagoa do Mato

A Prefeitura Municipal de Milton Brandão/Secretaria de Agricultura, realizou na manhã dessa sexta-feira (21), reunião com os meleiros da região da Lagoa do Mato. 

O objetivo da reunião é potencializar a cadeia produtiva do mel de abelha e seus derivados, promovendo o incentivo e a inclusão de famílias nessa atividade apícula como forma de geração de emprego e renda.

Segundo o Técnico Agrícola, Francisco Rodrigues (Chiquim da Lagoa do Mato), a apicultura hoje é considerada uma das maiores fontes de emprego e renda. O município de Milton Brandão por ter um forte potencial pela qualidade e diversidade da sua florada, tem condições de trabalhar para que a apicultura, no caso o mel e seus derivados, venham a fazer a diferença econômica não só no município, mas na vida dessas pessoas que passarão a ser apicultor e não meleiro. 

O município já está trabalhando as parcerias necessárias para que através de cursos, capacitações, essas pessoas que os meleiros de hoje, passem a ser apicultores de amanhã. A partir dessas oficinas e suporte que a Prefeitura Municipal de Milton Brandão, na pessoa do Prefeito Evangelista Resende, irá oferecer por meio das parcerias a serem firmadas, com certeza dentro de pouco tempo vamos colocar o município como um dos maiores produtores de mel orgânico e seus derivados. Com essa evolução, vamos proporcionar uma qualidade de vida as famílias que já estão nessa atividadee a outras que estarão ingressando, mas que é preciso que elas aprendam a forma correta de tirar o mel e seus derivados, com total higiene, em harmonia com a natureza, sem derrubar árvore e nem colocar fogo. “Essa reunião nós marcamos para sexta-feira (21), para levarmos até eles a proposta do município por meio da Secretaria de Agricultura para essa atividade que é a apicultura sustentável que dá uma excelente lucratividade. A ideia foi bem receptiva por eles meleiros e que logo vamos avançar e já marcar esse treinamento com as instituições que serão parceiras nesse processo que são: A CODEVARPI, SENAR e SENAI”. Disse Chiquim da Lagoa do Mato.   

A Secretária de Agricultura, Raquel Gomes, com os demais membros da equipe, esteve presente na reunião e colocou como será na prática essa proposta de potencializar a cadeira produtiva do mel e seus derivados. Ela reforçou o potencial econômico que o mel e seus derivados tem, assim como a aceitação no mercado. Se o mel for coletado de forma correta com seu manejo dentro do tempo, a produtividade será excelente. É preciso haver uma organização e união de todos para fortalecer a classe, que são vocês apicultores, onde todo mel coletado, deve ser armazenado de forma correta, com total higienização o que vai agregar valor melhorando a receita de vocês, o que o município também ganha com isso. É essa a mensagem e a proposta do nosso Prefeito Evangelista Resende". Finalizou Raquel Gomes.   

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias