Quarta, 18 de Maio de 2022
30°

Pancada de chuva

Pedro II - PI

Internacional Acordo

Rússia e Ucrânia concordam com terceira rodada de negociações

Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores apertando as mãos na mesa de reunião

03/03/2022 às 17h23
Por: Redação Fonte: meionorte.com
Compartilhe:
Rodada de conversas
Rodada de conversas

O porta-voz da delegação ucraniana, Mykhailo Podolyak, disse que a terceira rodada de negociações com a Rússia acontecerá no começo da próxima semana.

Nesta quinta-feira, as delegações chegaram a um acordo para a criação de um corredor humanitário para a retirada de civis das áreas de conflito e a entrada de medicamentos.

Além disso, há a possibilidade não confirmada de um cessar-fogo temporário durante as operações do corredor humanitário.

Rússia e Ucrânia concordam com terceira rodada de negociações

As delegações da Rússia e Ucrânia terminaram o encontro desta quinta-feira e concordaram com uma terceira rodada de negociações.

Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores apertando as mãos na mesa de reunião. Essa é a 1ª vez que isso foi registrado.

Um porta-voz da delegação ucraniana disse que "houve entendimento" para a criação de corredores humanitários para a entrada de provisões e a retirada de civis.

Ele disse ainda que há um acordo que envolve um possível cessar-fogo temporário durante a retirada.

Putin: 'A operação especial ocorre como esperado'

O presidente russo, Vladimir Putin, reportou atualizações sobre o que chama de "operação especial" no leste da Ucrânia. "Nosso exército e a população de Donbass estão sendo heróis", disse Putin. "A operação especial ocorre como esperado".

A Rússia não reconhece as ofensivas ao território ucraniano como uma invasão ou guerra.

Ele acusa os ucranianos de "amedrontarem a população" com uma propaganda nacionalista - que comparou com as da época nazista.

Ele acusou novamente os nacionalistas ucranianos de usarem civis como escudo e disse que a Rússia oferece construir corredores humanitários para o leste.

Prefeito separatista é encontrado morto, diz imprensa local

Volodymyr Struk, prefeito da cidade de Kremmina, na região de Luhansk, foi encontrado morto nesta quarta-feira (2), segundo o portal local lb.ua.

O anúncio foi feito por um conselheiro do Ministro da Administração Interna da Ucrânia, Anton Gerashchenko, num canal de Telegram. "Um traidor da Ucrânia a menos", disse. "Volodymyr Struk foi encontrado morto. Em 2014, ele era um defensor ativo da República Popular de Luhansk" (área separatista da Ucrânia reconhecida presidente Vladimir Putin como independente).

Zelensky: 'Eu preciso falar com Putin'

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a "única maneira de parar a guerra”, enquanto as negociações estão em andamento, é que ele fale diretamente com o presidente russo Vladimir Putin.

"Eu preciso falar com Putin... porque essa é a única maneira de parar esta guerra", disse Zelensky. 

Ele pediu novamente ajuda da comunidade internacional para garantir a segurança em seu território. 

Rússia e Ucrânia concordam com terceira rodada de negociações - Imagem 4

"Nós buscamos a liberdade", disse Zelensky. 

"Eu tenho medo, obviamente, de que meus amigos morram. Eu, como presidente da Ucrânia, não tenho direito a ter medo de morrer. Claro que dentro de mim, eu sinto dor. Temo pelos entes queridos. Eu tenho medo de não ter mais meu país. Eu tenho medo. O que vamos dizer a nossos filhos?"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias