Quarta, 18 de Maio de 2022
30°

Pancada de chuva

Pedro II - PI

Política Eleição

Chaguinha da Saúde é eleita prefeita de Murici dos Portelas

A candidata teve 55,35% dos votos. A eleição suplementar se deu após a cassação da então prefeita eleita Ana Lina e do seu vice, por suposta fraude eleitoral.

13/03/2022 às 20h28 Atualizada em 13/03/2022 às 20h44
Por: Redação Fonte: [email protected]
Compartilhe:
Chaguinha da Saúde eleita Prefeita de Murici dos Portelas
Chaguinha da Saúde eleita Prefeita de Murici dos Portelas

Com 55,35% , a candidata Chaguinha da Saúde (PSD) foi eleita prefeita de Murici dos Portelas, em uma disputa com a ex-líder municipal Aurideia Santos (PTB). 

Nas redes sociais, o deputado federal Júlio César comemorou a vitória da correligionária, desejando que ela desenvolva um bom mandato no município.

A eleição suplementar se deu após a cassação da então prefeita eleita Ana Lina e do seu vice, por suposta fraude eleitoral.

Murici dos Portelas é localizado na região Norte do Estado do Piauí, há cerca de 265 Km de Teresina. Ao todo, foram abertos 14 locais de votação, sendo dois no Centro do município e outros 12 em localidades na Zona Rural, algumas delas distantes até 100 Km de Murici, para receber os 5.528 eleitores aptos a votarem em uma das 22 urnas eletrônicas de votação.

Eleições em Murici dos Portelas

Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 1Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 1Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 2Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 3Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 4Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 5Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 6Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 7Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 8Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 9Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 10Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 11Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 12Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 13Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 14Eleições em Murici dos Portelas - Imagem 15

Os trabalhos tiveram início com a emissão e assinatura da Zerésima pelos mesários, fiscais, eleitores, e eventualmente candidatos e autoridades presentes, simultaneamente em cada local de votação, e a partir daí iniciado o processo de recepção dos eleitores e de votação.

A eleição transcorreu com tranquilidade no município. 

Por qual motivo Ana Lina foi cassada?

Os ministros do TSE decidiram que Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, uma vez que, no mandato anterior (2016-2020), ela ainda estava casada com o então prefeito do município, Ricardo Sales. Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 7º), parentes e cônjuges do chefe do executivo que esteja exercendo mandato não podem se candidatar ao mesmo cargo.  A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, ministro Carlos Horbach.

A defesa de Ana Lina argumentou que o casal estava divorciado desde 2013. No entanto, o relator destacou que a escritura pública consensual de divórcio do casal, lavrada de forma irregular em 2013 e sem a devida averbação na certidão de casamento, não produz efeito jurídico e muito menos comprova o fim do vínculo conjugal entre Ricardo Sales e Ana Lina Cunha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Murici dos Portelas - PI
Murici dos Portelas - PI
Sobre o município De acordo com a lei estadual nº 4810, de 14 de dezembro de 1995, o local foi promovido à categoria de distrito e de município, sendo assim desmembrado dos municípios de Esperantina, Buriti dos Lopes e Joaquim Pires. Mas a verdade é que a história do Murici começa muito antes disso. De acordo com o Prof Elione Sales, que fez inúmeras pesquisas sobre a origem do município, a história desta encantadora cidade começa em meados de 1800 quando o Sr. Francisco José de Oliveira Portela chega na região.
Pedro II - PI Atualizado às 17h21 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 30°

Qui 28°C 20°C
Sex 28°C 19°C
Sáb 29°C 18°C
Dom 26°C 20°C
Seg 27°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias