CompuNet seu provedor de internet com qualidade
Descoberto

Pesquisadores do CE lançam produto que se iguala ao leite materno

Alimento especializado atenderá crianças de zero a 36 meses e é composto de água de coco em pó e leite de cabra

15/11/2019 07h41
Por: Edinardo Pinto
Fonte: meionorte.com
81
UECE / Foto: Divulgação
UECE / Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) desenvolveram um alimento com valor nutricional que se iguala ao leite materno. Constituído de 50% de água de coco em pó e 50% de leite cabra, o composto lácteo foi apresentado durante a 65º Expoece, maior exposição agropecuária e industrial do Estado do Ceará.

Os pesquisadores José Ferreira Nunes e Cristiane Mello, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), estão à frente do projeto de pesquisa ACP LACTE, composto lácteo de água de coco e leite de cabra. Durante a apresentação do novo projeto, na noite da terça-feira (12), na Associação dos Criadores do Ceará, localizado no Parque de Exposições do Ceará Governador César Cals. a professora Cristiane Mello ministrou palestra ressaltando a importância do alimento nutricional especializado, que atenderá crianças de zero a 36 meses.

Para o pesquisador e idealizador do projeto, José Ferreira Nunes, o objetivo desta pesquisa foi primeiramente desenvolver um produto lácteo que atenderá nutricionalmente a alimentação na primeira infância. “Hoje no Brasil existe no mercado apenas uma empresa no Rio Grande do Sul que comercializa um único produto de 200 gramas do leite de cabra em pó ao custo de R$ 18,50. Este projeto é superimportante para nossa região, que com certeza gerará emprego e renda e nutrição apropriada para nossas crianças, diminuindo a deficiência proteica que assola nossa região”, afirma Ferreira Nunes. O pesquisador acrescenta que é função do pesquisador desenvolver opções tecnológicas para oferecer ao Governo.

O lançamento contou com a presença do vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares. A próxima etapa da pesquisa será disponibilizar o produto lácteo no mercado, após autorização do Ministério da Agricultura.

 

Expoece 2019

A Expoece 2019 prossegue até o dia 17, com vasta programação voltada para criadores e para toda a família. A exposição é uma das grandes responsáveis pela movimentação do setor de agronegócios do Ceará, uma iniciativa da Associação dos Criadores do Ceará (ACC) com o apoio do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na programação da Expoece, constam leilões, desfiles e exposições de animais para reprodução, corte e produção de leite, torneio leiteiro, cursos e minicursos nas diversas áreas do agronegócio e criação de animais para atividades variadas, agricultura familiar, comercialização de implementos agrícolas, instituições bancárias para agilizar financiamentos, venda de artesanato e comidas típicas do sertão, forró pé de serra, casa de farinha, fazendinha, parque de diversões e outras atrações para as famílias, que terão a oportunidade de reviver hábitos do interior e apreciar belos animais de raças variadas.(Ascom Uece)

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários