CompuNet seu provedor de internet com qualidade
Balanço

Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II faz balanço do Garantia Safra

Um dos principais motivos da redução foi o curto período de inscrição concedido pelo governo do estado.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Sindicato dos Trabalhadores RuraisSindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II PI

21/12/2019 16h56Atualizado há 2 meses
Por: Edinardo Pinto
Fonte: STTR - Pedro II
224
Regularização das ADAPs
Regularização das ADAPs

O Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II informou que das 1243 inscrições do Garantia Safra, apenas 762 foram aceitas pelo (Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA).

A quantidade de inscrições foi bem mais inferior do que a última realizada, pelo pouco espaço de tempo concedido pelo governo estadual, o que impossibilitou as todas as famílias que se encaixam nos critérios fazerem suas inscrições.

Dessa quantidade de inscritos foram indeferidas 481 famílias, que por algum motivo não atenderam alguns dos critérios do MDA. 

Um dos principais critérios para fazer a inscrição do Garantia Safra é a DAP (Documento de Aptidão ao Pronaf), que houve uma redução para 6473, diante de alguns critérios analisados pelo MDA e não justificados a concessão da mesma para essas famílias, que tiveram um prazo para recorrer e justificar a liberação desse documento.   

Para o Sidney Soares, da Secretaria do Meio Ambiente e Políticas Agrícolas, disse que "o tempo disponibilizado pelo governo do estado foi muito curto o que terminou nessa redução de famílias inscritas, mesmo o sindicato tendo percorrido algumas comunidades para mobilização dessas inscrições. Por outro lado, também muitos agricultores estavam com suas DAPs vencidas ou bloqueadas, tiveram primeiro que resolver a situação desse documento que é cobrado na hora da inscrição ao concluir o processo, para depois fazer a inscrição do Garantia Safra". 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.