CompuNet seu provedor de internet com qualidade
ENEM

O Piauí está entre os 10 estados com a maior nota do ENEM

O resultado foi conhecido sexta-feira (17)

20/01/2020 07h36
Por: Edinardo Pinto
Fonte: meionorte.com
195
Distribuição da nota 1000 pelos estados do Brasil
Distribuição da nota 1000 pelos estados do Brasil

O Piauí ficou entre os 10 estados brasileiros onde dois ou mais estudantes obtiveram nota 1000 na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com resultado divulgado na sexta-feira (17). O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), informou que em 16 estados do Brasil estudantes obtiveram nota 100 na prova de Redação. Nenhum dos estados da região Sul e Norte obtiveram nota 1000 em suas redações.

Segundo o Inep, apenas dez estados do Brasil têm dois ou mais estudantes com nota 1000 na prova de Redação do Enem 2019. Dois estudantes obtiveram notas 1000 na prova de Redação do Enem 2019 no Piauí, Distrito Federal (DF), Espírito Santo e Pará.

Minas Gerais lidera com 13 estudantes com nota 1000 na prova de Redação do Enem, seguido do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará (com seis cada), São Paulo e Goiás (com quatro cada).

Um estudante obteve nota 1000 na Redação do Enem nos estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Mato Grosso do Sul. Das 53 redações que obtiveram nota 1000 na prova de Redação do Enem 2019, 32 foram escritas por mulheres, como foi o caso do Piauí, onde as estudantes Letícia Islávia e Vitória Castro, de Teresina, obtiveram nota máxima.

A mais de meia centena de autores das redações textos com avaliação máxima tem idades que variam de 16 a 28 anos. São de quatro regiões do país, espalhados por 16 estados e o Distrito Federal.

As redações com nota máxima são de estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste: Alagoas (2); Bahia (1); Ceará (6); Distrito Federal (2); Espírito Santo (1); Goiás (4); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (13); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1); Piauí (2); Rio Grande do Norte (3); Rio Grande do Sul (3); Rio de Janeiro (6); São Paulo (4).

O tema da prova de Redação na edição de 2019 do Enem foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do Caderno de Questões.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Vinculado ao Ministério da Educação , o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira aplica as provas desde 1998. Hoje, o Enem é o segundo maior exame do mundo de acesso à educação superior. Os resultados permitem, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.