CompuNet seu provedor de internet com qualidade
Projeto

Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II participa de encerramento de projeto que beneficiou idosos

Vinte idosos foram assistidos nesse projeto aqui em Pedro II.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Sindicato dos Trabalhadores RuraisSindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II PI

12/02/2020 12h19Atualizado há 2 semanas
Por: Edinardo Pinto
Fonte: STTR - Pedro II
464
Encerramento do Projeto que beneficiou a pessoa da melhor idade / Foto: STTR - PII
Encerramento do Projeto que beneficiou a pessoa da melhor idade / Foto: STTR - PII

O Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II participou na manhã desta terça-feira (11) em Teresina, em companhia dos idosos e equipe da Secretaria de Assistência Social, do encerramento do projeto executado pela FUNPAPI (Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí), direcionado as pessoas na melhor idade, objetivando melhorá a qualidade de vida, com a produtividade e as práticas de exercícios físicos deles, no manejo da produção de hortifrúti, evitando alguns tipos de doenças causadas pelo sedentarismo, inclusive a depressão, que é muito comum nessa idade.  

Segunda Dália Barros, da FUNPAPI, esse projeto foi implantado e concluído com sucesso em Pedro II e em mais cinco municípios localizados, nos três territórios do Piauí, onde cento e vinte famílias aproximadamente foram beneficiadas. O projeto promoveu oficinas, como: “Educação Alimentar”, “Direitos da Pessoa Idosa”, “Produção de Hortaliças” e “Lúdicas”, e teve como propósito capacitar essas pessoas idosas. Além dessas oficinas teve a parte teórica, com o acompanhamento por meio do Agrônomo. O projeto contemplou aos participantes alguns implementos agrícolas necessários para auxiliarem nas práticas de horticultura, como: Carrinho de mão, enxada, pá, regador, etc... “Esse projeto além de ter promovido uma qualidade de vida melhor a esses idosos, pela a ocupação que eles passaram a ter na execução do projeto com as atividades dentro de suas possibilidades e condições físicas, e que serão continuadas conforme o que aprenderam nessas oficinas, de uma forma bem interessante porque eles terão além de um produto saudável para seu consumo, também se tornaram pessoas produtivas e com isso vão ter uma melhor qualidade na sua saúde. Hoje estamos realizando a confraternização o intercambio, a troca de experiência entre eles, o que está sendo muito proveitoso”. Disse Dália Barros. 

Aqui em Pedro II vinte pessoas idosas foram cadastradas, sendo dez apresentados pelos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e dez pelo Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II. 

Para a Secretária de Assistência Social, Elissiane Uchoa, a parceria foi muito válida e proveitosa, o que esperamos que outros projetos como esse da FUNPAPI, venham a Pedro II, e que possam contemplar a nossa população da melhor idade, para que eles se sintam mais produtivos, valorizados e aumente cada vez mais sua autoestima, evitando até mesmo a depressão, onde o índice é um pouco elevado nessa idade. “Aproveitamos para agradecer a FUNPAPI, que trouxe a Pedro II esse projeto de tamanha relevância, contemplando as pessoas da melhor. Agradecemos ao Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II, na pessoa da secretária da terceira idade, Dona Fátima Pereira, que sempre esteve somando força conosco durante todo esse tempo”. Disse Elissiane Uchoa. 

Dona Fátima Pereira, Secretária da Terceira Idade e representante do Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II, disse que essa parceria é muito importante entre essas instituições, por proporcionar uma condição de vida mais saudável para os idosos, promovendo essa ocupação a eles na execução desse projeto, que finaliza com a colheita de sua produção de hortifrúti. “Os nossos idosos nunca podem pensar que são improdutivos, que não servem mais para nada, porque isso é um mito, na realidade todo idoso ele poderá ser muito útil e ao mesmo tempo ter uma vida melhor e produtivo, só depende dele. Aproveito para agradecer as acolhidas que tivemos aqui na Secretaria de Assistência Social, por toda a equipe, pela secretária Elissiane Uchoa”. Finalizou, Dona Fátima Pereira.

O projeto foi fechado, com boas vindas e um farto café da manhã para os presentes e almoço. No decorrer da programação aconteceram duas palestras, tendo como ministrantes, uma Assistente Social, que abordou o tema "A Pessoa Idosa Inserida no Contexto Familiar e Social" e o Psicologo, que tratou da questão da "Depressão no Idoso".   

Além da Dona Fátima Pereira, secretária da terceira idade, do STTR - Pedro II, acompanhou a caravana o coordenador S.C.F.V (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Edivaldo Chaves e a presidente do Conselho Portadora de Deficiência, Leni Chaves. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.